Nossa História

Tudo sobre Khao Manee

Descrição

  • Porte: médio

  • Escala de saúde (1 a 5): 

  • Escala de energia (1 a 5): 4

  • Tipo de pelo: macio, curto e todo branco

  • Temperamento: sociável, inteligente, animado, amável

  • Expectativa de vida: 13 a 15 anos

  • Peso: 2,7 a 5,5 kg

Gato de médio porte e bem estruturado. Possui pelagem curta, totalmente branca e sedosa. Alguns filhotes podem nascer com pelos mais escuros na cabeça, que desaparecem no primeiro ano de vida. Os olhos são azuis, mas pode ser encontrado com um olho de cada cor, geralmente azul, verde ou âmbar. A cauda é longa e com pelos curtos. É uma raça considerada rara. 

A Khao Manee é uma raça anciã que teve origem no reino de Siam, atual Tailândia. Também conhecida como Dymond Eye ou olhos de diamante, em tradução livre, a raça foi durante séculos exclusiva da realeza. Chulalongkorn, um dos maiores reis da Tailândia chegou a ter nove exemplares desse gato. Isso acontecia por acreditarem que esse era um animal especial, que trazia sorte ao ambiente em que vivia e que seus olhos tinham poderes místicos. 

Essas crenças também protegeram o Khao Manee da exportação e ele só saiu da Tailândia e chegou aos Estados Unidos no ano de 1999 pelas mãos de Collen Freymuth. Lá ela iniciou um programa de manutenção da espécie, já que os números de exemplares estavam despencando em seu país de origem. 

Por ser bastante rara a raça não era reconhecida por nenhuma associação de gatos americana até 2009, quando passou a ser aceita pela TICA (The International Cat Assossiation). 

Características

É brincalhão, bastante ativo e amigável. Gosta de receber atenção e carinho do dono e interagir sempre com as pessoas, portanto não é indicado deixá-lo sozinho por longos períodos. É muito sociável e se dá muito bem com crianças e outros animais de estimação tranquilamente. Talvez uma de suas atividade prediletas seja as brincadeiras interativas, então prepare-se para comprar vários brinquedos e passar algum tempo do seu dia se divertindo ao lado do felino. 

Fisicamente as características que chamam mais atenção para o Khao Manee são o seu pelo completamente branco e seus olhos grandes, brilhantes e de cores sempre marcantes, se assemelhando a pedras preciosas. Não é raro que seus olhos se apresentem em cores distintas, um azul e o outro verde/ esverdeado, o que chama ainda mais atenção. 
 

  • Corpo esbelto e ligeiramente musculoso;

  • Cabeça em forma de cunha;

  • Linhas faciais bem marcadas;

  • Nariz reto e ligeiramente alto entre os olhos;

  • Focinho rosa e triangular;

  • Queixo e bochechas formas uma espécie de coração;

  • Orelhas grandes, eretas e pontiagudas (formato triangular);

  • Olhos grandes e levemente puxados nos cantos.

Alimentação

Gatos devem ter acesso constante a um comedouro e a um bebedouro bem
abastecidos. Preferem água corrente e costumam ingerir mais líquido quando tem essa possibilidade, hábito que previne muitas doenças renais. Uma sugestão é deixar uma fonte em algum canto da casa ou acostumar o animal a beber água da torneira quando for aberta.
A quantidade de ração varia de acordo com o peso do animal, sua atividade física e pode ser encontrada nas embalagens. A qualidade da ração é fundamental para a saúde do gato. As do tipo Premium e Super Premium são as nutricionalmente balanceadas.

Até os doze meses, o Khao Manee é considerado filhote. Nesta fase, a quantidade de ração varia de 30 a 40 gramas por dia. O alimento indicado são rações específicas para filhotes.
A partir de um ano o gato é considerado adulto. Deve-se mudar a ração e a quantidade varia de 30 a 60 gramas/dia.

Espaço para criação

Este é um típico gato de estimação, que aprecia a companhia do dono e de estar dentro de casa, ao seu lado.

images (1).jfif